Captura de Tela 2018-08-26 às 21.02.20.png

Aline Besouro
(n. 1990, Rio de Janeiro)

Mestranda em Processos Artísticos Contemporaneos (PPGARTES/UERJ) e formada em História da Arte (UERJ), atua desde 2010 como figurinista em produções teatrais e cinematográficas. Em sua pesquisa acadêmica destaca-se o interesse em historiografia. Sua atuação artística tem como conexão o interesse em alguém e a possibilidade de narrar alguma coisa.

 

Integra diversas propostas coletivas, tais quais o Grupo MAd, grupo voltado para performances, pesquisas sobre relações entre-corpo e de criação de dispositivos relacionais, desde 2012; a Bendita Gambiarra, projeto de ilustração e construção artesanal, desde 2014; e também o grupo Antessala, grupo editorial que possui como principal publicação o jornal de mesmo nome, cuja pesquisa perpassa assuntos sobre ditadura, proposição curatorial e memória. Na área de proposições artísticas-educativas detaca-se o projeto Transcrições, em 2015 , voltado para pessoas transexuais e travestis e o laboratório Coser, que acontece também desde 2015.

besouroaline@gmail.com

ALINE BESOURO [Aline Barcelos de Brito]

FORMAÇÃO

Bacharelado
História da Arte – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Ocupar Memória: Reflexões sobre memória e ocupação no caso específico do ex-DOPS/RJ, professora orientadora: Sheila Geraldo Cabo. UERJ 2015 (Trabalho final do curso de História de Arte)
2012 – 2016

Bacharelado
Artes Cênicas; Habilitação em Cenografia e Indumentária – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
2010 – Incompleto

Mestrado
Processos artísticos contemporâneos
2017 – Atual

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Educação

Facilitadora e idealizadora dos encontros artísticos Transcrições, com enfoque em educação artística para travestis e transexuais. Apoio INI/FIOCRUZ.
Maio de 2015 até Janeiro de 2016.

Colaboradora no CineTrans, cinema mensal que acontece na FIOCRUZ 2016.

Educadora estagiária no Museu de Arte do Rio
Desde sua abertura até maio de 2014.

Educadora voluntátia do Atelier Favela – Morro do Fogueteiro
Primeiro semestre de 2009

Ministra desde 2013 de forma autônoma oficinas de encadernação, costura, serigrafia e demais processos gráficos

Figurino

Figurinista filme “Miragens” de Eryk Rocha
2018

Figurinista do curta  “ONI”, direção Diogo Hayashi.
2016

Figurinista da peça “Mob Dick”, direção de Henrique Escobar. UNIRIO.
2015

Figurinista do longametragem  “Hannya”, direção Diogo Hayashi. TV FUTURA.
2014

Figurinista na peça “O Último Godot”, de Matei Visniec, direção de Maíra Kestenbergh. UNIRIO, CCBB.
2013

Figurinista assistente de Maíra Senise no filme “Exilados do Vulcão”, direção Paula Maria Gaitán.
2012
Prêmio de melhor filme no 46 Festival de Cinema de Brasília

Assistente de Figurino de Maíra Senise na peça “A Gaivota”, Glauce Gil, direção Bruno Siniscalchi
2012

Assistente de Figurino na peça “à Gaivota”, direção Maíra Kesten. UNIRIO.
2012

Figurinista do curta “O Mensageiro das Galáxias” Direção André Migueis.
2012

Artes visuais e performance

Estrella
Mesa de Cabeceira
A MESA/ Morro da Conceição, RJ

Quando?
Festival AEQSE . SP. 2018

Amardura
Destraços. Galeria Uff (Bendita Gambiarra)
2018

Memorial (roupa + performance)
Achados e Perdidos. Gustavo Schnnor
2018

Júpiter
9+1 Centro de Artes UFF
2018

Libertem Rafael Braga e A Justiça
9+1 CCJF
2017

Devoluções/Sem Memória com Max, Daniel Santiso e Jandir Jr.
Exposição 9+1, curadoria Pollyana Quintella
A MESA / Morro da Conceição / Agosto 2016

Coser (ação)
Exposição coletiva 9+1, curadoria Pollyana Quinatella.
Tijuca / Junho 2016

Miríades (Bendita Gambiarra)
Arte inn, curadoria Fernando De la Roque.
Clube La Paz / Junho 2016

Roupa Abraço
Olha, imagina, escuta, sente (Conferência-espetáculo)
Casa Daros, Rio de Janeiro, RJ / 2014

Amarrações (grupo MAD)
Seminário de Performance, IART / 2015

Tnsoes (performace e lambes)
Novas poéticas
UFRJ / 2015. UFRJ

tnsao (video) como MAD
Exposição coletiva Olha Geral 2014 na Galeria Gustavo Schnnor UERJ / 2014

Utero (video performance)
Espacio Center Canarias_Brazil, curadoria de Tina Velho
Ilhas Canarias / Novembro 2012

Me liga (instalação)
“Sala de Maravilhas” curadoria de Gustavo Ciríaco
Centro Coreográfico RJ / Janeiro 2012

Cuatro57 (perfomance urbana)
Dentro do ônibus 457 (Abolição/Ipanema)
projeto desenvolvido na disciplina de dança de Claudia Muller / Julho 2012

Utero (performance)
Digital_Urbano, curadoria Tina Velho
Paque Lage RJ / 2011

Utero (videoperformance)
Digital_Urbano, curadoria Tina Velho
Paque Lage RJ / 2011

Experimento1 (fotografias)
Panorama 2011 – Museu de Arte Contemporânea.
Feira de Santana – BA setembro/2011

Fotografia
Produtora de Imagens da peça radiofônica “Cascando” de Samuel Beckett, Direção Maria Clara Coelho / 2012

Fotógrafa do longa “As Noivas” de Glaucia Reys / 2011

Fotógrafa do espetáculo “Solo Trágico” de Glaucia Reys / 2011

Produtora de imagens em still do curta “A Cordilheira De Sonhos Que A Noite Apagou”, Taiyo Omura / 2010

Fotógrafa de arte do espetáculo “As Noivas” de Glaucia Reys, UNIRIO / 2010

Participações Acadêmicas

ANTESSALA
Apresentação da pesquisa e publicação com Jandir Jr. e Pollyana Quintella
Escritório de imaginação e emergência
Universidade do Estado do Rio de Janeiro / 2016

Miríades
Apresentação da pesquisa e organização do seminårio
Seminário Indícios
Universidade do Estado do Rio de Janeiro / 2015

Ocupar Memória
Apresentação da pesquisa com Raquel Lázaro
Seminário Turbulências
Museu de Arte do Rio / 2015

Bolsista integrante do grupo Recepção da tradição clássica, professora orientadora Maria Berbara
UERJ / Agosto de 2013 – Junho 2015

Integrante da pesquisa Experiéncias Indiciais, professora orientadora: Inês Araújo
UERJ / 2012 – Autal

Integrante da pesquisa Cascando de Samuel Beckett,
UNIRIO / 2010-2011

Entrevistas e publicações

Mesa de cabeceira. Publicação de croquis de jovens artistas da Escola de Belas Artes, UFRJ. Editora: Decult/UFRJ. 2017

ANTESSALA (publicação impressa) 2016

Islain. Revista Void #101 2015

On Karawa is dead (artigo) 2015
link: https://revistausina.com/2015/05/15/on-kawara-is-dead/

‘Achar que a arte é o único lugar do sensível é uma balela’. Entrevista com Clarissa Diniz / 2016 / Com Jandir Jr. e Pollyana Quintella .
link: https://revistausina.com/2016/03/17/achar-que-a-arte-e-o-unico-lugar-do-sensivel-e-uma-balela-entrevista-com-clarissa-diniz/

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

Laboratório Contemporêneo [Instituto MESA, Coletivo E]
Casa Daros / 90 h / 2014

Primeiro Curso de Formação de Mediadores do MAR
Museu de Arte do Rio / 68h / 2013

Curso de fundamentação
Escola de Artes Visuais do Parque Lage / 180h / 2010

Workshop “Sala de Maravilhas” com Gustavo Ciríaco
Centro Coreográfico da cidade do Rio de Janeiro / 2012

Curso de molde, corte e costura de indumentária
SENAC / 2011

Curso Matriz_Digital com Tina Velho
EAV / 2010 – 2011

Curso “Diálogos na Tela”, ministrado por Andreas Valentin
Caixa Cultural / duração 16 semanas / 2010

Seminário de Fotografia Contemporânea
Caixa Cultural / 12 horas / 2009

Curso de fotografia, ministrado por Alex Krusemark
Ateliê da Imagem / 30horas / 2008

http://lattes.cnpq.br/6421413567599480

img-20151202-wa0024
Foto Bia Lopes

 

%d blogueiros gostam disto: